Também conhecida como aloe vera, além de ser ótima para a hidratação dos cabelos, a babosa no rosto é capaz de fazer mudanças significativas em relação a saúde e beleza de sua pele.
O motivo da eficácia é que essa planta é rica em diversas substâncias, como as vitaminas B, C e E, zinco e magnésio. Além disso, a aloe vera contém nutrientes e sais minerais, entregando soluções como hidratação, clareamento, ação cicatrizante e anti-inflamatória.
Se você pretende iniciar o seu ritual de beleza, utilizando a babosa no rosto para um skincare caseiro, continue a leitura deste conteúdo e tire todas as suas dúvidas.
Qual o resultado da babosa no rosto?
Os benefícios do uso da babosa no rosto são inúmeros. A hidratação que a planta proporciona para a pele melhora de forma significativa o aspecto visual e também a saúde da cútis.
Para te ajudar a entender melhor esses benefícios, listamos todos os resultados da aloe vera em seu rosto:
- Prevenção de rugas;
- Hidratação da pele;
- Ajudar na higienização profunda da pele;
- Tem efeito de clareamento;
- Atua contra acnes e espinhas;
- É cicatrizante;
- Potencializa a elasticidade da pele;
- Tem ação anti-bactericida e anti-inflamatória;
- Equilibra a oleosidade;
- Reduz manchas e eczemas.
Por conta dos seus excelentes resultados em relação a cicatrização, regeneração e desintoxicação da pele, até mesmo os dermatologistas indicam o uso periódico da babosa no rosto para reduzir as melasmas leves e manchas do Sol.
Como utilizar a babosa no rosto?
Antes de tudo é necessário saber que não é recomendado fazer misturas de Aloe Vera com outros ingredientes ou produtos, ainda que sejam naturais. Isso porque a junção de algumas substâncias podem promover uma reação alérgica, principalmente se a pessoa possui algum problema que as misturas sejam contra indicadas.
Nesse caso, utilize a babosa pura, em seu estado natural para não ocasionar nenhum problema. Aliás, é possível utilizar a babosa diretamente da folha, basta abrir com cuidado, retirar o gel com ajuda de uma colher e passar diretamente em seu rosto.
Existem algumas pessoas que preferem dissolver o gel, passando no liquidificador com pouca quantidade de água. No entanto, caso você opte por essa prática, é importante saber que deve aplicar a babosa imediatamente na pele, considerando que depois de algum tempo o gel começa a ficar ralo e o preparo se torna líquido, tirando até mesmo algumas propriedades da planta.
Caso você queira misturar Aloe Vera com outros ativos, não faça-o sem antes realizar um teste de alergia, ou seja, aplique o produto em somente uma região pequena da pele para avaliar se a mistura dos ingredientes não irá causar nenhuma alergia.
O uso da babosa no rosto é praticamente medicinal, uma vez que você pode usar todos os dias e deixar por cerca de 15 a 20 minutos. Contudo, caso você sinta alguma quentura, ardência ou vermelhidão após utilizar o gel de forma contínua, é recomendado suspender o uso.
Por fim, quando você abrir a folha para fazer a retirada do gel, verifique se ele estará realmente transparente, caso contrário a substância não deve ser aplicada em seu rosto.

Foto: Freepik
A babosa possui contraindicações?
Assim como qualquer produto, ainda que natural, a babosa possui algumas contraindicações. Nesse caso, evite o uso da planta no rosto se:
- Tiver alguma reação alérgica a planta;
- Seu rosto tiver alguma queimadura grave;
- Se você estiver com alguma infecção ou ferimento;
- Sua pele estiver muito;
- Se a utilização da planta provocar alguma erupção cutânea ou coceira.
Além disso, os dermatologistas não recomendam dormir com Aloe Vera no rosto. Embora seja uma situação difícil de acontecer, o excesso de tempo com o gel na pele pode ocasionar irritações até mesmo nos olhos.
Outro cuidado em relação ao uso da babosa no rosto é utilizar e sair no sol, do mesmo modo, utilizá-la para substituir o protetor solar. Nesse caso, o ideal é lavar o rosto após o tempo de hidratação com babosa antes de se expor ao Sol.
Seguindo essas dicas, não existe nenhum problema em utilizar Aloe Vera para hidratar o seu rosto e manter a pele saudável. Esperamos ter ajudado com esse conteúdo. Até a próxima!